CDHU oferece microcrédito habitacional para moradores de Vargem Grande Paulista
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012A cidade de Embu das Artes e as cidades de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista são alguns dos municípios abrangidos pelo programa de microcrédito habitacional Casa Paulista ( Microcrédito/Banco do Povo Paulista), que foi implantado em toda a região metropolitana do São Paulo pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O programa contou com a parceria da Secretaria de Estado da Habitação.
O programa – que é executado pelo Banco do Povo Paulista (BPP) e gerenciado pela SERT – é destinado aos mutuários adimplentes do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e tem como objetivo oferecer empréstimos para a realização de reforma, ampliação ou adequação dessas moradias.
A verba pode ser usada para a compra de material de construção, inclusive mão de obra em até 50% do valor do material. O Secretário de Estado do Emprego, Carlos Ortiz, afirmou que “Não se trata de um incentivo para o cidadão comprar a casa própria, mas uma ajuda importante para melhorar a condição da habitação dos mutuários do CDHU”. Os empréstimos variam entre R$ 200 e R$ 7,5 mil, que podem ser divididos em até 36 parcelas e a taxa de juros é de 0,5% ao mês – a menor entre as instituições financeiras do país.
O diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça, declarou que “Agora, o acesso ao microcrédito passa a transformar sonhos em realidade, não apenas nas vidas dos microempreendedores, mas também, dos moradores da CDHU”. Para participar do programa, é preciso ser mutuário da CDHU, residir no imóvel objeto do financiamento, estar em dia com a CDHU, ter renda familiar de até cinco salários mínimos, não possuir restrições cadastrais e apresentar fiador, que pode ser pessoa física sem restrições cadastrais ou parente de primeiro grau, (desde que não resida no mesmo endereço do tomador). O requerente deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do pagamento.
A relação completa de endereços das agências do BPP pode ser conferida no site: bancodopovo.sp.gov.br .
Fonte: O Taboanense