De 22 de novembro a primeiro de dezembro: faça o teste de AIDS em Vargem Grande Paulista
segunda-feira, 12 de novembro de 2012A Campanha Fique Sabendo 2012 será realizada em todo Brasil de 22 de novembro a 1º de dezembro. Em Vargem Grande Paulista, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, vai ampliar o acesso ao teste anti-HIV, com foco no diagnóstico precoce e na diminuição da transmissão involuntária do vírus da Aids.
O atendimento durante a Campanha será feito nos dias 22, 23, 26, 27, 28,29 e 30 de novembro, das 8 às 14 horas em todas as Unidades de Saúde do município.
O teste é sigiloso, gratuito e deve ser feito por todas as pessoas que passaram por uma situação ou comportamento sexual de risco, sem preservativo, ou compartilhamento de agulhas, seringas e outros materiais perfuro cortantes contaminados.
Os sintomas da AIDS podem demorar até 10 anos para aparecer. Por isso, muitas pessoas transmitem a doença involuntariamente. A campanha “Fique Sabendo” também amplia as informações sobre as formas de transmissão da doença, os serviços disponíveis e o encaminhamento das pessoas com diagnóstico positivo para atendimento especializado.
Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus), que leva à perda progressiva da imunidade. A doença – na verdade uma síndrome – caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas advindos da queda da taxa dos linfócitos CD4, células muito importantes na defesa imunológica do organismo. Quanto mais a moléstia progride, mais compromete o sistema imunológico e,consequentemente, a capacidade de o portador defender-se de infecções.
Modo de transmissão:
Sexual, sanguínea, da mãe para o filho durante a gravidez e pelo leite materno.
São fatores de risco associados aos mecanismos de transmissão do HIV:
Variações frequentes de parceiros sexuais sem uso de preservativos;
Uso compartilhado de seringas e agulhas não esterilizadas (uso de drogas injetáveis);
Gravidez em mulher infectada pelo HIV.
É importante ressaltar que o HIV NÃO é transmitido pelo convívio social ou familiar, abraço ou beijo, alimentos, água, picadas de mosquitos ou de outros insetos.
Período de transmissibilidade:
O indivíduo infectado pelo HIV pode transmiti-lo durante todas as fases da infecção.
Tratamento:
Nos últimos anos, foram obtidos grandes avanços no conhecimento da infecção pelo HIV e várias drogas anti-retrovirais, chamado de “coquetel”, se mostram eficazes na elevação da contagem de linfócitos T CD4+ e redução nos títulos plasmáticos de RNA do HIV (carga viral), diminuindo a progressão da doença e reduzindo as complicações oportunísticas, com isso, uma redução da mortalidade, uma maior sobrevida, bem como a uma significativa melhora na qualidade de vida dos indivíduos.
Prevenção
O uso da camisinha nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção da AIDS. Também é imprescindível usar somente seringas descartáveis.
Gestantes devem obrigatoriamente fazer o teste de HIV durante o pré-natal. Se estiverem infectadas, é fundamental iniciar logo o tratamento a fim de evitar que o vírus seja transmitido para o feto.
Recomendações
* Use sempre camisinha em todas as relações sexuais;
* Faça o teste convencional ou o teste rápido oferecido, sempre que houver qualquer possibilidade de você ter-se infectado.
Fonte: Prefeitura Vargem Grande Paulista