Grupo de artistas promove a Festa Shakara, com muito afrobeat e arte urbana em Vargem Grande Paulista
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011Uma festa em homenagem ao músico e líder político nigeriano Fela Kuti não poderia ser feita de outra forma: em um canto do bucólico Espaço Touareng, artistas expõem obras de arte com temática da cultura africana e desenham ali, na hora, grafites de cores vivas em telas; em outro, o músico engajado Nabi Clifford levanta questões sobre ética africana e histórias pessoais de Fela em uma minipalestra informal. E, no palco principal, músicos e DJs farão uma live session, improvisando um animado e envolvente afrobeat, estilo musical criado pelo líder nigeriano, nos anos 70. Pois é isso que o público de guia da cidade Vargem Grande Paulista vai encontrar na primeira edição da Festa Shakara, marcada para sexta-feira, dia 23, a partir das 22h.
Idealizador do evento, o produtor cultural Pedro Rajão, 25 anos, conta que o universo musical da festa será “afrodiaspórico”, envolvendo vertentes africanas que formam o afrobeat, como afrosoul, juju music, highlife, jazz e funk.
– Esperamos, nesta primeira edição, surpreender o público com uma música que traduz a fúria e a visceralidade de Fela Kuti. Com as próximas edições da festa, queremos fincar raízes por aqui e oferecer aos seus moradores uma opção fixa de entretenimento afrobeat que praticamente não encontramos no bairro – explica Rajão, que também vai discotecar no dia.
O jovem artista dirige atualmente um documentário independente sobre Kuti. Com viagens programadas para Nigéria, Estados Unidos e Inglaterra, Rajão quer percorrer locais que foram significativos para a formação musical e política de Fela Kuti, bem como os foram para repercussão da luta pelos Direitos Humanos e dos protestos contra corrupção de autoridades de seu país.
Festa africana terá artistas renomados
Para estrear em grande estilo a primeira das muitas festas afrobeat que pretende fazer, Pedro Rajão escalou artistas com currículos de peso. A banda convidada para a Festa Shakara é formada por Lobatinho (O Rappa) na bateria, Sandro Lustosa (ex-Macaco) na percussão, Eduardo Santana (Nova Lapa Jazz) no trompete e Thiago Torres (Marcelinho da Lua) no trombone.
As artes plásticas ficam por conta de Marcelo Ment e Rodrigo Izolag. Um dos pioneiros na cena do grafite no Rio de Janeiro, Ment participou da I Bienal Internacional de Graffiti em São Paulo, em 2010, e já esteve, a convite, cinco vezes na Europa, para festivais e intercâmbios sobre arte urbana. Izolag, artista baiano que mora no Rio de Janeiro desde 2006, faz pinturas com materiais como óleo, carvão, lápis, e técnicas de estêncil. Já vendeu mais de 2.500 peças, sempre de temática afro e urbana.
O músico ganês Nabi Clifford será o responsável pelos debates sobre a vida revolucionária de Fela Kuti e sobre ética africana. Tudo terá um clima leve e informal. Clifford mora há mais de 20 anos no Brasil e já participou de vários projetos musicais com bandas conhecidas, como Paralamas do Sucesso.
O Espaço Touareng fica na Estrada dos Bandeirantes 28.259. O ingresso será vendido a R$ 15 na bilheteria. Quem confirmar a presença no mural da página da festa, no site Facebook, paga R$ 10.
Fonte: Portal Yahoo