Mais de mil alunos participam do Programa Educacional em Vargem Grande Paulista
terça-feira, 3 de janeiro de 2012Durante o ano de 2011, alunos do 5º e 7º anos, da rede municipal e particular de ensino da cidade de Vargem Grande Paulista, tiveram aulas com policiais militares, onde aprenderam por meio de ações preventivas como evitar drogas e atos de violência. As aulas fazem parte do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), que atendeu este ano aproximadamente mil jovens.
Somente neste segundo semestre, cerca de 450 alunos receberam o certificado de participação no Proerd. A cerimônia de formatura, realizada no dia 5 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes, reuniu as escolas envolvidas no Programa, os instrutores do 33º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente da PM Dias, e de autoridades municipais como o prefeito Roberto Rocha e o vice-prefeito professor Carlos.
“Este programa da Polícia Militar é maravilhoso, pois orienta crianças e adolescentes a não se envolverem com drogas. Para ter sucesso na vida e um futuro promissor, o melhor caminho é por meio da educação, por isso estamos investindo tanto na promoção de cursos técnicos profissionalizantes. Nosso maior objetivo é garantir novas oportunidades aos jovens do município”, disse o prefeito.
Além de orientações preventivas, as aulas do Proerd também elevam a auto-estima, a civilidade e a resistência às más companhias. Segundo o Tenente da PM, o Programa é uma parceria bem sucedida entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo.
“Agradecemos o apoio da Prefeitura que está sendo extremamente presente e participativa neste projeto. Esperamos que os jovens realizem tudo o que aprenderam durante o semestre”, enfatizou Dias.
Durante a cerimônia de formatura, os alunos fizeram o juramento do Proerd e assumiram o compromisso de resistirem às drogas e violência. Ao concluir as aulas do Proerd, os estudantes produziram redações com o tema “o que aprendi com o Proerd” e os melhores textos foram premiados com medalhas. Porém, a melhor redação foi a do aluno da Escola Municipal Professora Leontina Guerin, Raylson Expedito de Souza Chaves, 11 anos, que ganhou uma bicicleta.
Fonte: JE On Line