Prefeitura de Vargem Grande Paulista cria novos incentivos fiscais para atrair empresas
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011O prefeito da cidade de Vargem Grande Paulista sancionou na última quarta-feira (7), Lei que cria o Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico do município. O objetivo é ampliar os incentivos, atrair novas empresas e gerar mais empregos, além de aumentar a arrecadação de recursos aplicados em infraestrutura e serviços na cidade.
De acordo com a Lei nº 52/11, as indústrias e os condomínios/loteamentos empresariais que se instalarem em Vargem Grande Paulista poderão ter benefícios por cinco anos. A nova legislação isenta as empresas que vierem a se instalar na cidade com impostos e taxas, como:
– ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis);
– ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) – incidente sobre a execução das obras civis de construção;
– IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
– Taxa de Licença de Localização;
– Taxa de Licença de Funcionamento, inclusive para funcionamento em horário especial;
– Taxa de Serviços de Expedição de Alvarás;
– Taxa de Fiscalização para Concessão de Licença para Publicidade;
– Taxas decorrentes de aprovação de projetos para instalação da empresa.
A criação do Programa de Incentivos Fiscais vem ao encontro do trabalho que está sendo realizado pela atual administração para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do município. Para isso, nesses quase três anos de governo novas políticas públicas foram implementadas para atrair mais investidores. A Prefeitura também aprovou três condomínios empresariais que já estão em fase de instalação.
Emprego
Para receber as novas indústrias, a atual administração também vem investindo na educação e na qualificação da população. Mais de quatro mil pessoas já foram capacitadas através de cursos técnicos que são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura e em parceria com o Centro Paula Souza e SENAI.
O resultado desta parceria tem proporcionado novas oportunidades à população de Vargem Grande Paulista. Uma das empresas que já está absorvendo a mão-de-obra local é o Grupo Ferretti. Recém instalado no município, a empresa é líder mundiais na projetação, construção e comercialização de iates de luxo e barcos desportivos, avaliados em torno de 7 a 20 milhões cada.
Desde que iniciou suas atividades em Vargem Grande Paulista, a Ferretti já produziu várias unidades e emprega mais de 600 pessoas, algumas delas jovens que estavam ou ainda estão cursando o SENAI. “O curso do SENAI realizado aqui na cidade me abriu muitas oportunidades. Estou aqui hoje porque fiz o curso e me deu mais conhecimento”, disse um dos mais novos funcionários do Grupo, Adalberto Piçao, 22 anos, que já fez o curso de elétrica e logística.
A parceria vem dando tão certo, que as aulas práticas do curso de marcenaria estão sendo realizadas na própria Ferretti. Para o diretor de Recursos Humanos da empresa, Sidnei Venâncio Sanches, esta parceria traz muitos benefícios para o município e empresas. “Temos uma grande demanda, por exemplo, na área de marcenaria e muita dificuldade para preencher as vagas, por isso esses cursos são tão importantes”.
Fonte: Prefeitura de Vargem Grande Paulista