Vargem Grande Paulista ganhará ETA
terça-feira, 10 de setembro de 2013O prefeito de Vargem Grande Paulista Roberto Rocha participou no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura da PPP (parceria público-privada) do Sistema Produtor de Água São Lourenço. O contrato foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, pela diretora presidente da Sabesp Dilma Pena, pelo secretário estadual de Recursos Hídricos Edson Geribone, entre outros.
A obra vai ampliar a capacidade de água tratada para a Região Metropolitana em 4,7 mil litros por segundo. Desta maneira, o volume chegará a 77,7 mil litros por segundo. Serão beneficiados diretamente 1,5 milhão de moradores de Vargem Grande Paulista, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Santana do Parnaíba.
“Este sistema São Lourenço vai dar mais segurança, já prevê o crescimento da Metrópole e garante 4,7 mil litros por segundo a mais no sistema de água metropolitano”, afirmou Alckmin. A PPP tem duração prevista de 25 anos, e em quatro anos já deve estar em funcionamento.
O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito integralmente pela empresa vencedora da licitação, uma parceria da Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. A entrada em operação do sistema está prevista para 2018, e a expectativa é que sejam criados 2 mil empregos diretos e indiretos.
Vargem Grande Paulista
O novo sistema vai captar água na represa Cachoeira do França (Ibiúna), que é formada pelo rio Juquiá, e percorrerá uma distância de até 83 quilômetros até os pontos de tratamento, reservação e distribuição. A obra, considerada de grande porte e complexa, prevê a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Vargem Grande Paulista, estações elevatórias, adutora e reservatórios para armazenar um total de 110 milhões de litros de água bruta.
“Nosso município será muito beneficiado com esta obra, pois além do investimento na área de saneamento ampliando a oferta de água, também vamos ganhar como contrapartida um Parque Temático com aproximadamente 150.000 m2 contendo pistas de caminhadas e a academia ao ar livre; pavimentação e drenagem das ruas de acesso à ETA incluindo sinalização viária; o desassoreamento e rebaixamento do Córrego Ribeirão das Lages; o alargamento da Ponte das Lages/Paysage; entre outros”, afirmou o prefeito. Segundo ele, para a instalação do Parque está previsto investimento de R$ 3 milhões.
A ETA Vargem Grande Paulista será construída no bairro Tijuco Preto, numa área com cerca de 400 mil m2 pertencente à Ferreira Guedes, próximo à Estrada Mineração Ouro Branco. A água bruta da Represa Cachoeira do França será transportada para tratamento na ETA por tubulação de aço carbono com 50,0 km de extensão e 2.100 mm de diâmetro.
A ETA terá processo de tratamento convencional de ciclo completo, sendo dimensionada para tratar 4,7 m3/s em média e 6,0 m3/s na condição de produção máxima diária. Sua construção terá duração de aproximadamente três anos e neste período serão gerados cerca de 2.500 empregos.